terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TÍTULO: Adaptação: Um momento único de afeto e cumplicidade


JUSTIFICATIVA: O processo de adaptação é um período bem delicado, onde a integração entre criança, família e escola é primordial para que a mesma ocorra da melhor forma possível. Em nossa turma do Berçário II, devido as crianças serem pequenas, normalmente, a família sente mais a separação, principalmente por estarem em função das crianças até então. A volta ao trabalho gera sentimentos controversos e tudo gira em torno da necessidade de trabalhar versos a vontade de ficar com o filho (a). Muitas famílias (pai, mãe, avós, tios, responsáveis) apresentam dificuldade em deixar as crianças aos cuidados de outras pessoas, mesmo sabendo que é necessário, muitos não tem o conhecimento de que o Centro de Educação Infantil é muito mais que um local de cuidado, mas principalmente de educação, que conta com profissionais habilitados e em constante formação para atender a essa etapa da Educação Básica. Nos Centros Infantis são oferecidos diários, devidamente planejados, para que a criança de desenvolva, dentro de suas particularidades e limitações, em todos os aspectos, sejam emocionais, motores, sociais ou cognitivos. O professor possui um papel importante no contexto escolar, principalmente nessa fase inicial de adaptação que compreende além das crianças, a família, os professores e toda a comunidade escolar. O professor é o mediador do processo de adaptação das crianças e das famílias à escola. Deve, portanto, buscar parceria com a família, para juntos, encontrarem a melhor forma de realizar a adaptação, uma vez que cada criança está inserida em uma família diferente, ou seja, cada família possui costumes, crenças, cultura, etc., diferenciada uma da outra. Dessa forma, o diálogo, o respeito, a atenção e a compreensão tornam-se ferramentas importantes nesse processo inicial, que gradativamente irão fortalecer a relação estabelecida entre as crianças, a família e a escola. Assim como ocorre com as crianças e a família, o processo de adaptação também afeta os professores, pois independente da experiência profissional, cada ano traz novos desafios, novas experiências, novas crianças, novas famílias, enfim, cada ano traz novas expectativas, novos contextos e novos conhecimentos. A integração entre criança, família e escola favorece de forma efetiva o processo de adaptação de todos os envolvidos, tornando-a um momento de troca de informações, onde o diálogo constante precisa estar presente. Portanto, a adaptação é um momento de conhecimento, onde cada um procura se ajustar a sua maneira aos novos desafios. É um período onde as crianças se adaptam a nova rotina, as professoras e aos novos colegas, para as famílias é o momento de confiar e acreditar nas pessoas que foram designadas para realizar o trabalho de cuidar e educar do seu bem maior (filho, neto, sobrinho, etc.), bem como participar de forma efetiva e integrada no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. para os professores é o momento de conhecer as crianças, as famílias para que possam, a partir disso, intervir da melhor forma possível, auxiliando as crianças na construção de seus conhecimentos, indispensáveis para inserção na sociedade. torna-se relevante a abordagem do assunto, por ser fonte de conhecimento mútuo, onde todos buscam um melhor convívio, dentro das possibilidades e dificuldades de cada um.

 

OBJETIVO GERAL: Identificar a importância da integração entre a criança, a família e escola, a fim de promover uma melhor adaptação para a criança.
 





 

Adaptação

É um período flexível e de transição entre a saída da casa e a entrada na escola de educação infantil.

Neste período a criança e a família experimentam uma série de sentimentos: expectativa, medo, esperança, alegria, etc. Além da adaptação neste ambiente novo é necessário se adaptar a outros fatores como sono, alimentação, higiene e vários tipos de estimulação. É comum neste momento o choro, os pequenos problemas de saúde como gripes, alergias, diarreias.

A escola e os educadores promovem um ambiente seguro e uma rotina diária e flexível atenta a estas demandas. Em contrapartida a família também é chamada a estar presente em todos os momentos participando junto com as crianças e educadores na resolução de todos os problemas que surgem neste período. Confiança, respeito, carinho, parceria são fundamentais entre família, educadoras e direção em todo o processo educativo.
 





 

A importância da 1ª reunião pedagógica para os professores.

                                        Reunião Pedagógica
                           É inicio de ano e uma correria...

É hora de iniciar mais uma etapa junto ao corpo docente da escola e demais funcionários.

É hora de avaliar o que deu certo e planejar novas etapas para serem desenvolvidas no ano que se inicia.

Por isso, a 1ª reunião pedagógica é importante para os professores, relembrarem juntos ao grupo, tudo o que foi trabalhado, levantar os trabalhos que deram certo e reverem juntos o que devem ou não continuar no plano anual da escola.

É neste momento, que o trabalho em equipe tem grande valor, pois, são vários olhares sobre as mesmas atividades e trabalhos realizados.

É nesta reunião que todos têm a oportunidade de sugerir novas atividades e repassarem como desenvolver o que não deu certo.

 
Pauta reunião

Cartão aos professores    

Apresentação dos professores por sala   

Leitura das normas

Entrega do calendário (anual)

Definir calendário interno 2014

Aniversariantes do mês Aniversariantes continuam as apresentações dos professores: elaborar melhor as apresentações não deixando para última hora.

·        Lembrança para as crianças: foto e livrinho (sugerido pela APP)

·        Festivais (cooperativismo)

·        Família na escola dia 02 de agosto

·        Óleo no futuro

·        Horta

·        Hino

·        Datas comemorativas.

                 Café

Sugestões de projetos internos ( Professora Rosana)

Entrega de cronograma: casinha/parque/blog/trocas

Cada turma receberá um kit material

PPP

Reunião de pais.

Reunião em sala com os pais

Planejar as atividades

Mais leitura nas salas (histórias)

Professor se caracterizar para contar histórias 

Utilizar roupas, máscaras... Caracterização  para  as apresentações e em sala.

Mais projetos diversificados (postar no Blog)

Cantar mais

Brincadeiras diferentes (circuitos, elásticos, bambolês, varal, bolas... pesquisar brincadeiras)

O que deu certo repetir mais vezes.

Organização do depósito e dos livros não é de responsabilidade das serventes

As auxiliares trocarão as roupas de cama.

Postura ética- Cuidar com as fofocas

O dia da Família na escola: faz parte do calendário municipal.

Viagem distante agendar antes (1º semestre/2° semestre)

Avaliação é semestral, ficar atentos às datas de entrega.

O professor de 08h terá as horas atividades de 4h semanais e o de 06h terá 3 horas semanais. Sendo que as horas dos berçários serão divididas em dois dias da semana.

As horas atividades deverão ser para planejar. Não poderá retirar-se do CEI.

Educação física

Troca de horário avisar antecipadamente a direção.

Manter organizada a sala de educação física, não deixar os materiais jogados no cercado, campo ou em qualquer outro lugar.

Problemas com alunos conversar com a direção.

Cuidar com os alunos ociosos durante atividades.

Educação física em sala: somente dia de muita chuva ( a criança já fica muito tempo dentro de sala) e nunca deixar a turma toda sem a aula por indisciplina de alguns.

Dinâmica: fotos

Diretora: Tiamara S B Lewandowski

Orientadora: Denise Pontes