quarta-feira, 21 de agosto de 2013


VIVA o meio ambiente!

(preservação, AGUA, PLANTAS, ANIMAIS, coleta seletiva e RECICLAGEM)

 
PRBLEMÁTICA; COMO DESPERTAR NA CRIANÇA O INTERESSE EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

 Justificativa
 Diante dos desafios do século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus componentes tais como ar, solo, água, plantas, animais.
A conscientização das crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação da natureza e seus recursos como também para conscientização da reciclagem. A preservação do meio ambiente envolve pais, crianças professores, comunidade e CEI.

O seguinte projeto será apresentado em cinco partes sendo assim:

 PARTE I: Preservando a natureza

PARTE II: A água e sua importância

PARTE III: As plantas

PARTE IV: Os animais

PARTE V: O lixo: coleta seletiva e reciclagem

 OBJETIVO GERAL
    · Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente;

· Incentivar o respeito à natureza.

· Reconhecer a importância da água;

     · Sensibilizar a respeito do desperdício

     · Comparar os tipos de animais através da observação;

      · Conhecimento das características do lixo orgânico e reciclável;

     · Compreensão da importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida da população;

 
METODOLOGIA

 · A primeira parte consiste num trabalho bem informativo com muito bate papo e análise a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos ao que diz respeito à natureza e seus componentes, apresentação do conceito de meio ambiente com leitura de imagens, assistindo filmes e músicas.

 · Observação do ciclo da água; (CONGELAR E DESCONGALAR UM BALDE DE AGUA);

 · Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas;

· Vídeos que abordam o tema;

· Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída;

·Passeio até o rio ao lado do CEI;

· Recorte e colagem; (CARTAZ COM FIGURAS DO MEIO AMBIENTE) ;

· Releitura de obras de arte; (IMAGENS DA NATUREZA);

· Músicas e cantigas relacionadas ao tema;

· Mostrar para as crianças gravuras de diferentes tipos de flores, pedir também para trazer gravuras de casa e utilizá-las; (MONTAR UM CARTAZ);

· Cantar músicas sobre flores; (O CRAVO BRIGOU COM A ROSA, APARECEU A MARGARIDA);

· Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;

Montar uma árvore com as folhas recolhidas;

· Comparar o tamanho, a forma, a textura, finas, grossas, as cores;

· Organizar as crianças em roda. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionar um mural;

· Criar brinquedos reaproveitando as garrafas pet’s.(VAI E VEM,BIDOGUE);

·Construir um robô com brinquedos velhos; (TRAZIDOS PELAS CRIANÇAS);

·Ouvir e identificar sons da natureza (computador)

 CONTEÚDOS

INDENTIDADE E AUTONOMIA

-Exploração do espaço

-comunicação e expressão oral corporal

ARTES VISUAIS

-Exploração de diversos materiais

-releitura de desenhos

-Observação e conversação sobre imagem e objetos

MÚSICA

-Interpretação e dramatização musical

LINGUAGEM

-Gêneros e formas de expressão

NATUREZA E SOCIEDADE

-Meio ambiente

-consciência ecológica

-Fenômenos da natureza

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com O MEIO AMBIENTE os colegas e com as professoras.

 


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Família na Escola




“CRONOGRAMA DA FAMÍLIA NA ESCOLA”

Neste ano faremos essa tarde de maneira mais livre, onde todos possam participar das oficinas e atrações oferecidas pelo CEI, divertindo-se e escolhendo em quais querem participar juntamente com seu filho (a).

 Teremos:

Ø  FOTO DA FAMÍLIA: ao entrar no CEI cada criança com sua família será fotografada para levar uma surpresa no final da festa.

Ø  CABELO MALUCO (pátio externo)

Ø  PINTURA FACIAL (pátio externo)

Ø  PINTURA DE UNHA (casinha)                            

Ø  CANTINHO DO BEBÊ: Sala do Berçário I, onde os pais dos bebês aproveitem esse espaço para brincar, trocar, fazer algumas leituras...

Ø  DISCOTECA AERÓBICA (Sala dos Funcionários)

Ø  PARQUE DE AREIA

Ø  PARQUE NO GRAMADO

Ø  PAREDE DOS RECADINHOS (cada pai poderá escrever ou desenhar na parede como foi passar o dia com seu filho no CEI)

Ø  TEATRO: A chupeta que virou estrela. (Sala do maternal II)

Ø  SALA DA AVALIAÇÃO: As avaliações do primeiro semestre serão entregues somente neste dia, esta deverá retornar ao CEI assinada e se houver dúvidas procurar as professoras da sala durante a semana.

Ø  REFEITÓRIO: Surpresa

Ø  GULOSEIMAS: Carrinho do algodão doce - Carrinho da pipoca - Carrinho do cachorro quente.

Ø  As 16h00 teremos apresentação de Danças Urbanas SKADOOSH, Dança das crianças do Pré- Escolar e dança da Turma do Maternal II.

Ø  RIFA – As 16h30 SORTEIO DA RIFA

 
Esperamos que as crianças com suas famílias se divirtam e participem de todos os espaços oferecidos pelo CEI neste dia.

Já contamos com sua presença.
 
 

 
























 
GANHADORES NO SORTEIO DA RIFA
1º Prêmio: 01 batedeira + 01 cafeteira + sanduicheira
Heinz Venske
 
2º Prêmio: 01 balde centrifugador + 01 ferro elétrico a vapor
Djenifer P. M.
3º Prêmio: 01 ventilador + 01 cafeteira
João Paulo Freiberger
 
4º Prêmio: 01 cafeteira + 01 torradeira
Luciano flores
5º Prêmio: 01 liquidificador + 01 cafeteira
Ana clara Tribess
6º Prêmio: 01 liquidificador + 01 ferro elétrico
Valmor Ezz
7º Prêmio: 01 ventilador + 01 aparelho de DVD
Amauri Rocha
8º Prêmio: 01 cafeteira + 01 capacete
Micheli Rafaela Pasta
9º Prêmio: 01 aparelho de DVD + o1 edredom de casal
Magna Berri Borchardt
10º Prêmio: 01 cobertor + 01 jogo de tapete de crochê
Magna Berri Borchardt
11º Prêmio: 01 Kit churrasco
Alessandra K.S. Rosa

12º Prêmio: 01 aparelho de telefone + 01 manta
Elvira Tribess
 13º Prêmio: 01 relógio de parede + 01 tapete de porta
Gianluca Stefanon
 
14º Prêmio: 01 cadeira de praia + 01 par de sandálias + 2 jaquetas infantis + 01 blusa masculina + 01blusa feminina.
Bruna Caroline Schuhart
 
Sorteio surpresa: Jogos Infantis
Wagner Alves Nori
 
PARABÉNS A TODOS OS GANHADORES!
 
Gostaríamos de agradecer a presença de todos que participaram do nosso 2º dia da Família na Escola.
Nossa festa foi um sucesso!
 
É necessário que a família e a escola mantenham canais de comunicação com relações de confiança mútua e compreensão. Quando os adultos, pais e professores trabalham juntos para atender às necessidades da criança, além de alimentarem o seu desenvolvimento, também enaltecem suas próprias vidas e contribuem com a valorização da comunidade. (MOLDIN, 2005, p.136)