sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz dia da Mulher!


Mulher tem a delicadeza das flores,
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
A reciprocidade de ser amiga,
O dom de iluminar com um sorriso,
E o amor por ser mulher!

O Centro de Educação Infantil Hulda Cardoso e o Pré-Escolar Ivo Venske desejam a todas as mulheres...

UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!


 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Reuniões de início de ano


O ano de 2013 iniciou com reuniões no CEI Hulda Cardos e Pré-Escolar Ivo Venske

As reuniões de inicio de ano são de suma importância, ajudando a estabelecer um diálogo produtivo com os professores, levantar informações que podem ser uteis na organização da rotina do CEI. Essa troca de ideias também faz bem, pois estes conseguem entender como as propostas de trabalho desenvolvem as habilidades de seus alunos e ampliam as suas experiências.

No dia 17/01 iniciamos as nossas atividades com a primeira reunião do ano com uma breve apresentação de todos os professores onde cada um ofereceu ao seu colega de sala uma lembrancinha e palavras de otimismo.


No dia 24/01 tivemos a reunião com serventes e merendeiras, nesta foram passados orientações e normas para o bom funcionamento do CEI, a reunião foi iniciada com a entrega de uma lembrancinha e apresentação dos funcionários.

No dia 01/03 aconteceu a primeira reunião de pais.
A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e escola. “Não é o único, e tão pouco o mais importante dos instrumentos, mas pode ser fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e com outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação.”
A reunião iniciou com a apresentação de teatro “Os três porquinhos” com as turmas do Pré I e Pré II.



 
Logo após a apresentação do quadro funcional.



Coordenadora da educação Infantil Elísia Kasprowicz Stein.




Orientações de saúde com a Dra. Márcia Sparvoli (Médica Pediatra) e Enfermeira Daniela Bogo.


Troca de alguns componentes da APP e algumas palavras da Vice-Presidente da APP Amélia.



Avisos gerais com a Diretora Tiamara Da Silva Bartnikowski Lewandowski





Enquanto a reunião acontecia... o CEI funcionava normalmente...



Visitação dos pais nas salas de seus filhos.



E a reunião encerra com um delicioso Café.


adaptação

PROJETO ADAPTAÇÃO

Justificativa
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família, quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental que nós professores recebemos as crianças nesse período da adaptação com muito afeto e carinho possível, demonstrando simpatia e principalmente segurança para os pais e crianças ao convívio escolar. Também é um período que requer muito nossa atenção. Por isso é recomendável receber poucas crianças de cada vez, para que se possa dar atenção de forma individualizada. A maneira de como a família vê a entrada da criança na instituição, tem uma influência marcante nas relações e emoções dela durante o processo inicial. Acolher os pais com sua angustias e ansiedades oferecendo apoio e tranquilidade, contribuir para que a criança se sinta mais segura nos primeiros dias na instituição. Sempre procurar estabelecer uma relação de confiança entre família e escola, pois só irá influenciar positivamente a entrada da criança no C.E.I.

 Objetivo geral
Proporcionar uma adaptação através de muita afetividade com as crianças, passando segurança aos pais e promover a interação escola e família.

Turma maternal I-matutino
Professoras Rosana Katia Massanero Guesser
Maria Marina Spézia. 






adaptação

Projeto: É bom estar com meus amigos do Maternal II

Justificativa: Trabalhar o projeto adaptação é importante, pois recebemos crianças que não frequentaram o CEI e as que já frequentam, mas que estavam um mês em casa com seus familiares. A adaptação é uma troca de conhecimento, onde cada um procura se ajustar a sua maneira. As crianças precisam se ajustar a nova rotina, e os professores, para conhecer as suas crianças,  intervindo da melhor forma no seu desenvolvimento.

Objetivo Geral: Promover uma adaptação de forma lúdica, a fim de   melhorar o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico.
Turma maternal II- matutino
Professoras Leidiane Hass Hafemann
Dileine Analú Voelz Corrêa






 

adaptação

Projeto: Adaptação no CEI.

 Justificativa: Trabalhar a adaptação das crianças uma vez que para elas é algo novo. Adaptação é um período que varia de criança para criança podendo estranhar ou alegrar-se no primeiro instante e permanecer tranquila. A criança entra numa rotina totalmente diferente que vem tendo em sua casa com a sua família. É um momento em que as professoras podem conhecer seus alunos, e intervir da melhor forma. Sendo assim buscamos conhecer e estabelecer uma relação de segurança e confiança com os pais e com as crianças do maternal.

 Objetivo geral: Criar um ambiente acolhedor que venha estimular a participação da criança onde é inserida, com a parceria dos pais.