quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO: LITERATURA INFANTIL

TÍTULO:        PARA COMEÇAR, MUITOS LIVROS...
 PROBLEMA:
         Como contribuir para o desenvolvimento da criança através da Literatura Infantil?

JUSTIFICATIVA:
         A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias.

            Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
            É através do contato com os livros, que as crianças absorvem a compreensão de um mundo imaginário. Através da imaginação e da fantasia, das histórias infantis, que seu interesse tende a crescer propiciando um desenvolvimento natural e prazeroso.

         Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
         E é nesse sentido que desenvolveremos o nosso projeto, permitindo que a criança desenvolva sua sensibilidade, suas emoções, enxergando com os olhos do imaginário.

OBJETIVO GERAL:
         Levar a criança ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrir o maravilhoso universo da literatura infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;

*Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;

*Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;

*Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;

*Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo;

*Conhecer o universo musical através da produção de obras;

*Recontar histórias conhecidas com aproximação ás características da história original referente aos personagens, cenário e objetos;

*Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, revistas, música, etc.);

*Escolher livros para a leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;

*Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;

*Utilizar comparação, classificação e seriação;

*Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los;

*Perceber estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;

METODOLOGIA:
*Organização do espaço físico adequado à faixa etária e que privilegie  a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais disponíveis

*Passeios

 *Brincadeiras no parque

*Rodas de conversa

*Dramatização de sentimentos de expressão

*Brincadeiras livres e dirigidas

*Brincadeiras de faz-de-conta

 *Massinha

*Desenho de personagens da história

 *Rasgar, recortar e colar

*Rabiscar em diferentes suportes

*Apreciação de imagens presentes na literatura infantil

*Recursos tecnológicos

*Brincar de estátua

*Uso de fantoches

*Contar historias e comentar sobre os personagens

*Desenhar a história que ouviu

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Reconhecer algumas Histórias infantis:

-BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
-OS TRÊS PORQUINHOS
-PETER PAN
-PINÓQUIO
-CHAPEUZINHO VERMELHO
-O PEQUENO POLEGAR
-CINDERELA
-A PEQUENA SEREIA

*Organização para a exposição das obras do CEI:

-nossa turma fez a contação da historia da Branca de Neve, utilizando a casinha como cenário
-Convidar algum familiar para vir contar alguma historia no CEI
-Confeccionar a história: ”BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”, mandar para a casa de cada criança uma sacola literária juntamente com o livrinho, onde cada família devera contar a história para a criança e confeccionar um dos personagens com diversos materiais alternativos.A família recebera também uma folha onde deverá relatar a construção,e como foi a experiência
-Com o relato das famílias será feito um livro de registro dos trabalhos
*Utilizar a técnica de dramatizar e fazer reconta a criança mesmo conta ou utiliza fantoches (Teatrinho)
*Biblioteca na sala;
*Visita a biblioteca

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO

       No decorrer desse projeto, pensamos em algumas atividades que poderiam fazer a diferença no contato com os livros.
         Com o olhar mais atento as crianças, cada sala propôs uma exposição diferente no CEI, de maneira bem criativa, considerando que o mais importante foi chamar a atenção das nossas crianças para a semana da literatura.

         Nossa turma escolheu o clássico: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.Utilizamos a casinha para ser a moradia e uma das professoras se fantasiou para ser o personagem da Branca de Neve.As crianças realmente entraram no espírito da literatura infantil,ficaram encantados em visitar a casa da Branca de Neve e dos Sete Anões.

         Outra atividade que foi proposta em parceria com as famílias, foi confeccionar os personagens da história da Branca de Neve e os Sete Anões. Cada família deveria confeccionar um boneco com materiais alternativos, para expormos aqui no CEI, deveriam também relatar como foi essa experiência e mandar as folhas para montarmos um livro.

         Os bonecos ficaram maravilhosos e a parceria entre família e escola foi o que deixou nós professoras muito gratas, pelo bom trabalho desenvolvido.

         Garantir o contanto com as obras e apresentar diversos gêneros literários às crianças pequenas é a principal função dos professores na educação infantil para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo. Por isso,dedicar um momento especial para trabalhar este tema,tornou-se oportuno e fundamental para despertar ainda mais o interesse dos alunos pelo mundo das palavras.

CRONOGRAMA: DE 13 Á 27 DE ABRIL




A magia da noite

Projeto: A MAGIA DA NOITE

Problema: Prô, você vai contar a história da estrela?

Justificativa: As crianças estavam brincando de pecinhas, quando uma criança se levantou e pegou um livro da estante. O título era Brilha, brilha estrelinha. Contamos a história para as crianças e elas ficaram encantadas com o brilho das estrelas nas imagens do livro. Justamente estávamos procurando um tema para a semana da literatura infantil. Foi então que surgiu a ideia de selecionar livros que falavam da noite, das estrelas, da lua, do sono, da escuridão, etc. e fazer o nosso cantinho da leitura se tornar mágico, sem esquecer do principal, incentivar as crianças a ter o hábito da leitura desde cedo.

Objetivo Geral: Propor para as crianças o contato com obras literárias a fim de desenvolver o gosto pela leitura desde cedo.

Objetivo de Aprendizagem:

- Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;

- Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;

- Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;

- Participar de brincadeiras musicais;

- Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.

- Relatar experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e causa;

- Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;

- Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;

- Observar e pesquisar sobre os fenômenos da natureza (chuva, sol, lua, trovoadas, terremotos, relevos, rios...) para conhecê-los, compreende-los como fenômenos naturais e as relações que o homem estabelece com eles;

- Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário, fichas com nomes, receita, música, poesia, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;

- Recontar histórias conhecidas com aproximação às características da história original referente às personagens, cenário e objetos;

- Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;

- Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los;

- Perceber estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;



Conteúdos:

Identidade e autonomia: Valores; exploração do espaço.

Artes Visuais: Observação e conversação sobre as imagens e objetos; Elementos constituintes da linguagem visual.

Música: Linguagem; Canto.

Linguagem: Oral, escrita e corporal; Comunicação, Gêneros e formas de expressão, Gêneros textuais.

Natureza e Sociedade: Fenômenos da natureza.

Matemática: Números; Contagem Oral.

Corpo e Movimento: Noções de lateralidade.



Metodologia:

- Fazer uma maleta de caixa de leite;

- Fazer um travesseiro de borboleta;

- Questionário referente à leitura em casa;

- Kit de leitura: Maleta, travesseiro de borboleta e questionários para os pais;

- Contações de histórias na sala – Contadas pelas professoras, pelas crianças;

- Convidar pais para contar histórias na sala;

- Dia do Baú da literatura;

- Contar histórias com fantoches;

- Cantinho da leitura “A magia da noite”, com exposição de livros relacionados ao tema, estrelas que iluminam;

- Convidar as demais turmas do CEI e familiares para visitar o cantinho da leitura;

- Roda de conversa sobre as estrelas;

- Simulação que a luz do sol é mais forte que a das estrelas;

- Procurar estrelas durante o dia;

- Cartaz do que prefere: Dia ou noite;

- Desenho da estrela: escolher a cor de sua preferência, pintar dentro do limite, contagem das pontas;

- Desenho livre do que prefere: Dia ou Noite;

- Músicas de dormir;

- Teatro de sombras com as crianças;

- Na folha, ligar o animal com sua sombra;

- Passeio: procurar sua sombra.



Cronograma:  Do dia 18 de abril a 27 de abril de 2012.

Turma: Maternal II matutino

Professoras: Leidiane e Cirlei

Avaliação:

O projeto foi um sucesso. Alcançou o objetivo maior que era incentivar as crianças a terem o gosto pela leitura desde cedo.

O cantinho com as estrelas brilhando foi mágico, mas também a luz do abajur iluminando os livros e os contadores de história deixou um clima especial. A maioria das crianças fazia questão de contar mais de uma vez a história, mas teve duas crianças que folheavam os livros, mas não quiseram contar a história para o grupo.

Após o projeto percebemos que as crianças deixam de brincar para pegar os livros da estante e folheá-los.

O kit de leitura também está sendo bem produtivo. A criança sai toda orgulhosa do CEI com a maleta contendo o livro infantil e o travesseiro. No dia seguinte, logo querem contar a história para os colegas da sala. Esse kit de leitura estará visitando as casas dos alunos durante o ano todo.





















As sensações que me rodeiam...

PROJETO: AS SENSAÇÕES QUE ME RODEIAM

PROBLEMA: Quais contribuições o desenvolvimento da percepção tátil traz para minha vida?

JUSTIFICATIVA: O conhecimento de mundo que o ser humano adquire nos primeiros anos de sua vida se deve, principalmente, ao sentido do tato. Ao manipular, tocar, segurar objetos, a criança desenvolve sua percepção física, mental e emocional. Através do tato, portanto, o ser humano consegue obter informações importantes acerca do mundo que o rodeia. O tato apresenta três tipos de sensibilidade: a mecânica, a térmica e a dolorosa. Em toda a pele de nosso corpo existem terminações nervosas livres e fechadas, isso dentro dos corpúsculos táteis. A sensação leve é captada pelo corpúsculo de Messner, muito abundantes na língua e nos dedos. A sensibilidade de pressão e captada pelos corpúsculos de Vater-Pacini, eles estão situados profundamente na derme. Os corpúsculos de Krause nos permitem sentir frio e os de Ruffini de calor. A dor é captada pelas terminações nervosas espalhadas por todo o nosso corpo, essa sensação tem função protetora, avisando ao indivíduo as ameaças que o corpo está sofrendo. O tato, portanto, é uma dos sentidos mais importantes que deve ser trabalhado constantemente na Educação Infantil, ele possibilita uma melhor percepção de tudo que nos rodeia. Permite nossa adaptação nos mais variados ambientes, e faz com que conheçamos nossas possibilidades e limites. Faz-se necessário abordar o referido tema, pois as crianças do Berçário II estão numa fase importante da aquisição desses conhecimentos, uma vez que manipulam de forma mais elaborada diversos objetos e possuem contato com diferentes materiais durante o dia (PACIEVITCH, 2012).

 OBJETIVO GERAL: Conhecer seu próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades motoras, emocionais e perceptivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que lhe produz;
·       Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·       Participar de brincadeiras musicais;
·       Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·       Realizar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
·       Brincar com as linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
·       Explorar o ambiente através da brincadeira, para participação ativa ao interagir com os diferentes elementos da natureza e do grupo social em que vive.
CONTEÚDOS:

IDENTIDADE E AUTONOMIA
·       Eu e o outro
·       Comunicação e expressão

MOVIMENTO
·       Corpo humano
·       Expressividade
·       Coordenação motora
·       Sensações

LINGUAGEM
·       Comunicação
·       Gêneros e formas de expressão

MÚSICA
·       Canto
·       Linguagem musical

ARTES VISUAIS
·       Fazer artístico
·       Exploração de diferentes materiais

NATUREZA E SOCIEDADE
·       Família
·       Escola
·       Comunidade

MATEMATICA
·       Noções de espaço e tempo
·       Classificação
·       Velocidade (rápido, lento, depressa, devagar)
·         Comparação


DESENVOLVIMENTO - ATIVIDADES
·       Aula passeio
·       Interação com outras turmas
·       Brincadeiras no parque
·       Histórias
·       Brincadeiras livres e dirigidas
·       Brincadeiras com o corpo
·       Danças
·       Cantigas de roda
·       Manipulação de diversos materiais
·       Desenho e pintura
·       Recursos tecnológicos
·       Música
·       Sucata
·       Ouvir músicas
·       Alimentação
·       Pintura facial e corporal
·       Faz de conta
·       Entrevista, pesquisa, registro e comparação
·       Jogo das sensações
·       Rasgar, amassar e colar papel
·       Semelhanças e diferenças

 AVALIAÇÃO
        Será realizada através de registro contínuo, observando as crianças individualmente e em grupo, anotando suas descobertas, relações e manifestações, dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Devido a alguns problemas e o desenvolvimento de outros projetos o referido projeto encontra-se em andamento.

CRONOGRAMA: Mês de abril

REFERÊNCIAS
PACIEVITCH, Thais. Tato. Disponível em: www.infoescola.com/anatomia-humana. Tato. Acesso em: 20 mar. 2012.

BERÇÁRIO II MATUTINO E VESPERTINO